Templates


Li recentemente uma matéria sobre a  utilização de templates para as documentações utilizados nos projetos. Quando estava iniciando em Gerenciamentos, utilizei muitos templates, para montar Termos de Abertura de projetos, planos de projetos, termo de encerramento, etc, e ainda hoje em dia utilizo. Porém os templates prontos são muito uteis quando já se formulou um processo, uma metodologia de desenvolvimento a ser seguido mantendo assim um padrão com as informações necessárias na sua organização. 

Porém, quando ainda não se possui um processo definido e busca-se montar as documentações de projetos deve-se tomar muito cuidado com os templates a serem utilizados. Muitas vezes os templates possuem muitos termos que nem sempre necessitam ser utilizados. Por exemplo, para projetos grandes, necessitasse de uma grande quantidade de documentações, porém para projetos pequenos não necessariamente precisa-se todas as documentações. 

Um certa ocasião montei um pequeno projeto de software com uns amigos. A primeira idéia era montar todo um planejamento documentando tudo sobre o projeto, criar um plano de risco, cronogramas, levantar todos os requisitos, apontamento de horas, etc. Porém o projeto ainda era pequeno, ainda estávamos levantando as informações, não havia ainda conhecimento profundo de negócio e conhecimento técnico por parte dos membros da equipe. A tentativa de criar uma documentação aprofundada sobre um projeto onde não se havia ainda uma metodologia ou conhecimentos necessários não deu certo. 

Para este tipo de projeto buscamos documentações mais apropriadas, menos complexas, utilizamos scrum, que é uma metodologia em que as documentações são mais enxutas.


Já para projetos grandes temos que ter um organização maior, muitas pessoas formando projetos diferentes porém que possuem processos padronizados e nesse caso são essenciais  para que tenhamos o controle e verificação de todas as documentações dos projetos, seja para o projeto em si ou para consultas de outros projetos.

Em resumo, a utilização dos templates deve ser vista para cada caso. Muita documentação pode tomar tempo do projeto em partes burocráticas e que dependendo do projeto pode tomar muito tempo.
Outro ponto importante é que para pessoas que estão iniciando como GPs, devem tomar cuidado para não se prender aos templates, eles ajudam a verificar as informações necessárias dos projetos, porém podem prender os GPs a ficarem presos em documentações e não olharem atentamente para o que realmente o projeto necessita. Cuidado para não entrar em rotinas desnecessárias com informações incompletas ou repetitivas no seu projeto.

Att.
Marcus Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Riscos Inevitáveis

A Batata quente!

PMP Certified!