Gerenciamento de Projetos e Equipe Comercial

Alguma vez você já recebeu a  noticia do comercial de alguma proposta recebida e aprovada com um prazo muito curto? Isso ocorre com a maioria da empresas. O grande problema se encontra na não integração entre o pessoal de equipe comercial, responsável pelas vendas e contratos e a equipe de PMO, responsável pelo portfólio de projetos.

A equipe comercial está sempre em busca de novas vendas, trabalham com metas audaciosas, recebem por comissão e muitas vezes levam aos atropelamentos. A empresa realmente tem que buscar vender cada vez mais, e normalmente o fato de assumir alguns riscos e correr atrás acelera o desenvolvimento da empresa e seus produtos. Porém tudo tem um limite.
Muitas vezes assumir propostas sem pensar nos riscos pode custar caro. Quando a empresa trabalha com gerenciamento de projetos e não possui um controle de portfólio onde a equipe comercial e os gerentes possuem um relacionamento comunicação aberta. Antes de fechar uma proposta devem ser verificados se existem recursos preparados e disponíveis, deve ser verificado se existem riscos altos e colocar esses riscos no contrato e inclusive compartilhando perdas e ganhos.

Como informa o PMBOK, o gerente não deve ser o responsável por montar os contratos, porém deve participar do mesmo, deve estar por dentro do que está sendo contratado, dos prazos, das entregas e participar de reuniões com o cliente se possível. Essa comunicação evita que contratos sejam fechados sem um estudo, pois o que poderia ser uma grande oportunidade pode virar uma grande dor de cabeça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Riscos Inevitáveis

A Batata quente!

PMP Certified!