Trabalhando com as pessoas

Olá,

Hoje venho a falar sobre pessoas, ou melhor, trabalhando com pessoas. Nos projetos em que participamos, independente da área em que estamos, um dos principais componentes são as pessoas.
No PMBOK temos uma área de conhecimento exclusiva para os recursos humanos, onde existe os processos de planejamento, contratação e mobilização, desenvolvimento dos recursos humanos e o gerenciamento.



Dentro deste contexto, as pessoas são tratadas como recursos, eu particularmente concordo com novas nomenclaturas em que as pessoas não são mais tratadas como "recursos" pois recursos normalmente servem para serem explorados. Se bem pensarmos as pessoas são mais que recursos, quando você está trabalhando com pessoas da sua organização deve pensar em muitos outros itens como o desenvolvimento, o treinamento, capacitação e visão sistemática em relação as pessoas e seu desenvolvimento em futuros projetos.
Muitas vezes me deparo com pessoas que reclamam do trabalho de gerente de projetos, um trabalho mal feito por gerentes ou por um escritório de projetos que leva a visão para os recursos de que o gerente de projetos na realidade é um cargo inútil que serve apenas para cobrar as tarefas e resultados, sem acompanhamento e preocupação com os membros das equipes, porém essa visão é construída encima de atos de gerentes que não possuem essa preocupação e normalmente focam no resultado imediato, dependendo desde o profissional como da cultura da empresa.

Encontrar pessoas bem capacitadas hoje em dia também não é fácil. Enquanto algumas pessoas brigam contra o desemprego a realidade para as empresas é e necessidade de encontrar pessoas capacitadas para o serviço.
Com base no desenvolvimento das pessoas eu sempre comento para meus alunos que eles devem aproveitar ao máximo as oportunidades que aparecem, algumas aparecem por golpe de sorte e outras nós mesmos temos que correr atrás e fazer as oportunidades. O que não podemos é ficar parados no tempo ou esperando que os seus pais, seus chefes, seus gerentes de projetos, seus coordenadores façam a diferença por você.

Em meio a este pensamento e como uma dica de um leitor do blog eu recomendo o programa de trainnes de 2010 da Ernst&Young, vocês podem conferir no site http://www.traineesey.com.br/ com 350 vagas abertas para estudantes e recém-formados nas áreas de auditoria externa, assessoria, transações corporativas e tributos, o processo seletivo acontece em nove cidades brasileiras (Belo Horizonte, Blumenau, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).

Como líder, GP, coordenador, ou qualquer outro cargo de liderança você deve pensar no desenvolvimento da sua equipe, como já diz o livro O Monge e o Executivo, uma das qualidades do líder é saber doar-se e pensar no outro, e desta forma consegue-se respeito e confiança.
Nos seus projetos como na sua vida você deve planejar o futuro, capacitação e atualização são essenciais para o seu desenvolvimento e da sua equipe, pode haver mais custo, pode levar mais tempo, porém se bem planejado, sistematicamente os benefícios virão.

att.
Marcus

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Riscos Inevitáveis

A Batata quente!

PMP Certified!