Ferramentas de TI

Olá,

Em várias atividades do PMBOK existe como ferramenta a ser utilizada as ferramentas de TI.
Na verdade para o gerente de projeto e para os participantes dos projetos, trabalhar sem suporte das ferramentas de TI hoje em dia é inviável. São softwares que vão desde desenvolver as idéias, requisitos, cronogramas, comunicação, testes, planilhas, orçamentos, apontamentos de horas etc.

A grande maioria das empresas utiliza grandes ferramentas como MsProject, Primavera, etc. Porém existem várias outras ferramentas que podem auxiliar aos GPS.

Entre elas destaco a ferramenta PERT CHART e WBS CHART PRO, são ferramentas para construção de diagrama pert , um diagrama de redes tipo nó onde é possível inserir as durações das atividades e traçar caminho crítico e construção de WBS, ambas possuem integração com MsProject. São ferramentas pagas, porém você pode utilizar a versão demo onde é possível utilizar as ferramentas com um número limitado de componentes.

Recentemente tive a oportunidade de teste um programa chamado Softteria (http://www.softteria.com.br/gerenciamento-projetos/), um programa nacional que possibilita ao GP cadastrar seus projetos, atividades, possui controle de custo, recursos, empresas, etc. Esse produto é on-line, podendo ser acessado de qualquer ponto em que haja uma rede de internet. A ferramenta é gratris para um usuário, e possui preços muitos atrativos para a utilização com um número grande de usuários. Existe também a possibilidade de atualizar informações em um blog do projeto, que se torna um painel oficial de informações do projeto, vale a pena conferir.

Mudando um pouco das ferramentas, na ultima publicação da revista PM Network há uma reportagem sobre a utilização de redes sociais e ferramentas da Internet como twitter, blogs, redes sociais na comunicação e troca de informações. É comentado também sobre o veto que algumas empresa possuem a ferramentas como messenger e skype. Por exemplo, vetar o skype pode ser um tipo de veto como cortar o telefone, a utilização é para o mesmo fim e deveria ser explorado pelas empresas, principalmente em projetos que possuem parte da equipe dispersa fisicamente em regiões diferentes.

Existe hoje uma vasta gama de ferramentas, open-source ou pagas, vale a pena testar as ferramentas e buscar a ideal para a sua necessidade.

att.
Marcus Machado

Comentários

  1. Boa tarde,

    sou leitor do blog ha tempos.
    Gostaria de enviar uma sugestão de postagem... seria sobre as vagas de trainees da EY.
    É uma das empresas do big 4, a que mais oferece treinamentos, e esse ano tem alem de outras areas TI tambem.
    www.traineesey.com.br

    Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Riscos Inevitáveis

A Batata quente!

PMP Certified!