A small hole can sink a big ship...

Olá,

Gostaria de compartilhar um pensamento que tive ao ler um trecho do livro "Você está louco! Uma vida Administrada de outra forma" do Autor Ricardo Semler.
Este ótimo livro, conta as dificuldades, inovações e situações vividas pelo autor em sua vida de empresário, onde assumiu a empresa do pai fazendo-a sair do buraco, crescer e adquirir outros nichos de mercado. Este livro não é exatamente sobre Gestão de Projetos, porém comenta da forma de administrar e queira ou não, um gerente de projetos pode ser assemelhado a um empreendedor sendo que muitas caracterís

ticas e habilidades das duas profissões são comuns entre si.

Em um trecho do livro, Semler comenta a frase que é titulo deste post: “A small hole can

sink a big ship...”, esta pequena frase me trouxe um pensamento sobre os riscos. Já comentei no post sobre riscos sobre a importância de classificar e aplicar o controle dos riscos, inserindo os valores verificados para mitigar, aceitar ou transferir e colocando nos prazos horas e tarefas de verificação dos riscos.


Um pequeno buraco pode não parecer uma grande ameaça, se for ignorado ele pode simplesmente deixar um pouco de água que não trará problema algum ao nosso navio, porém ele pode estar localizado em algum ponto deste navio em que um pouco de água seja suficiente para comprometer alguma função vital da navegação, pode não afundar a embarcação, porém pode causar desvios na sua rota. E no pior dos casos este buraco pode ir aumentando conforme a água entra e em uma questão de tempo pode afundar a sua embarcação.

As águas em que seu navio navega também podem influenciar... No caso do Semler, ele ariscou o crescimento de suas companhias comprando novas empresas em situações diversas, águas turbulentas, navios que levados pela correnteza e teve que corrigir sua rota. O risco está diretamente ligado ao quanto você está disposta a ariscar e a investir.

“Você está louco!” comenta um pouco de inovações, de transformações e riscos, recomendo a leitura deste livro para quem busca um crescimento administrativo e que tenha uma nova visão de gerenciamento, planejando, ariscando com o pé no chão, buscando inovações e oportunidades de crescimento, um pouco de loucura não faz mal a ninguém!

Marcus Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Riscos Inevitáveis

A Batata quente!

PMP Certified!