Deslizes a serem evitados...

Aos que trabalham como gerentes de projetos existe toda a carga e responsabilidade de efetuar um determinado trabalho ou serviço de forma a trazer o sucesso aos seus projetos. Dentro das características necessárias estão a liderança, comunicação, organização, orientação, acompanhamento, visão entre muitas habilidades que um GP necessita.
Com base em atitudes de gerentes de projetos busquei listar algumas que prejudicam o projeto e que um gerente de projetos pode realizar sem notar, e que muitas vezes levam a equipe a ter uma visão errada sobre o gerenciamento de projetos e um escritório de projetos.

- Qualquer problema pode me ligar que estarei na praia!
Umas das atitudes de um GP é sua ausencia enquanto a equipe trabalha duro. Normalmente no ciclo de vida de um projeto a parte de execução acaba sendo a mais custosa e onde ocorrem muitos tumultos. Nessa etapa normalmente é necessária a participação mais ampla, muitas vezes com horas extras e trabalho duro da equipe de projeto. O que alguns GPs esquecem é que eles fazem parte da equipe do projeto. Já vi situações em que a equipe estava trabalhando duro no fim de semana e o gerente de projetos estava presente para verificar a participação de todos, a verificação de necessidades da equipe e acompanhando gatilhos dos riscos listados. Porém já vi casos em que o projeto estava explodindo e o gerente de projetos passou rapidamente para ver se os recursos foram trabalhar e em seguida foi para praia dizendo que qualquer problema era so ligar no celular... e o pior, na segunda feira o GP levanta os problemas reportados pela equipe para a sua gerencia como se ele tivesse resolvido todos os mesmos.

Realmente o GP pode até não ter muita coisa a fazer na hora da correria da equipe de trabalho, porém moralmente sua presença demonstra mais preocuação perante a equipe, demonstra participação e tira a idéia de que o GP serve apenas para fazer cobrança. Lembre-se, você faz parte da equipe não apenas liberar tarefas e cobrar apontamentos!

- ... riscos e qualificação não foram contratados nesse projeto!
Nem sempre a negociação na hora de verificar o valor a se pago por um determinado projetos possui o valor de riscos e qualificação embutido. Normalmente o patrocinador do projeto não quer pagar esses valores e não quer pagar por riscos que podem vir a não ocorrerem. Apesar de existirem formas de contratação em que o valor do risco acaba sendo compartilhado entre contratado e contratante ainda não á muito comum esse tipo de contrato.
O GP e normalmente alguma equipe comercial deveriam negociar um pouco desse valor, mesmo que de forma intrinseca. O que ocorre normalmente é que os riscos podem até ser apresentados, porém não são verificados nos custos. O mesmo ocorre com treinamentos e qualificações de recursos. Como esse valor não é representado em tempo e custo no projeto e certamente venham a ocorrer e acabam por atrasar e ocasionar em perda de qualidade do projeto.

- temos poucos tempo, podemos diminuir os testes!
Muito comum e muito conhecido já pelos gerentes de projetos, porém o que parece que agora vai poupar tempo e dinheiro volta mais forte e mais custoso nos retrabalhos. Realmente se o trabalho é muito grande e o tempo é curto as atividades que aparentemente são menos importantes são cortadas. Nesse caso seria mais interessante negociar o prazo ou assumir um atrasado, dependendo muito da situação e do projeto. Porém testes são importantes, retrabalhos na fase final custam mais e diminui a qualidade do projeto.

- o projeto não teve sucesso, a culpa é da equipe...
O responsável por um projeto é o Gerente de Projetos, o projeto está indo mal? os recursos não estão ajudando? a contratação feita pela equipe comercial foi ousada? Existem muitos fatores que fazem um projeto não dar certo. Quem deve buscar as soluções e se antecipar aos problemas com um bom planejamento e fazer o melhor, desde a contratação, planejamaneto, execução, riscos, verificar capacidades e conhecimentos da equipe é o gerente de projetos e este deve mostrar a sua responsabilidade no sucesso ou no fracasso. Como um professor meu comentou uma vez de forma irônica, se o projeto teve sucesso todos os envolvidos são os responsáveis, se ele dá errado a culpa é do gerente de projetos .

Existem muitas atitudes que levam um gerente de projetos a ser mal visto, onde a função do gerente de projetos é visto apenas como mais uma pessoa a fazer cobranças, e não como um facilitador em busca do sucesso de todos, se preocupando com a equipe , com as atividades, riscos , qualificações , etc.
O gerente de projetos é o responsável pelo projeto e faz parte assim como sua equipe. Liderança não deve vir pela hierarquia do cargo e sim pelo respeito e participação , ajuda e responsabilidade.


Marcus Machado

Comentários

  1. Parabéns pelo blog Marcus, ele tem boas, mantenha-se sempre atualizado e o resultado virá em breve.
    Visite meu blog www.potencializando.blogspot.com

    E para obter mais visitas para seu blog cadastre-se no http://www.ideia-virus.com/?id=7488
    Através desse link, este site é um projeto de mkt viral que estou utilizando para aumentar minhas visitas e aumentar minha rede de relacionamentos...

    Um abraço, Pedro Henrique

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Riscos Inevitáveis

A falta de planejamento...

A Batata quente!