Portfólios, Programas e Projetos

No ultimo encontro do PMI-SC que ocorreu dia 16/10/2009 , Projecta 2009 em Blumenau, foram apresentados várias palestras sobre o tema de Portfólio e Programas.

Apenas como forma introdutória, programas são conjuntos de projetos que buscam soluções em comum, com um determinado objetivo. Porfólios representa a carteira de projetos de uma organização.

Quando falamos de portifólio é valido lembrar que o gerenciamento do Portifólio faz parte da analise de negócio da empresa, das estratégias organizacionais.
O escritório de projetos deve acompanhar todas as etapas do projeto, desde o processo de venda até o final do projeto, sendo que não são todas oportunidades de novos projetos que devem entrar para a carteira de projetos, pois nem sempre o produto ou serviço faz parte da estratégia da empresa, ou pode-se não ter recursos disponíveis no momento para o novo projeto em questão entre outros tantos fatores que levam as escolhas dos novos projetos.

O acompanhamento do portfólio é outra etapa importante. Uma das paletras do Projecta apresentada pelo Sr. Omar Lorenzini Jr. da Senior Sistemas aprensentou um forma de controlar o andamento dos projetos, carga dos gerentes de projetos e da rentabilidade dos mesmos.
O sistema apesentado por ele demonstra que no período de dois anos e meio aproximadamente o PMO da empresa em que trabalha apresentou uma maturidade grande no controle dos seu projetos.
Munido de um Sofware de controle de portfolio que apresentam muitos dados os quais são aproveitados juntamente com gráficos , principalmente gráficos de bolhas, é possivel analisar os dados e buscar problemas como vendas agressivas (escopo mal analisado e preço fechado), problemas com recursos desde supergerentes a gerentes desanimados, projetos com atraso e índices de safizfação dos resultados.

Dentre esses itens apresentados um ponto importante foi demonstrado não apenas nesta palestra mas em outras também, foi o fato de delegar responsabilidade para membros da equipe a ponto de deixar nas mãos de pessoas confiáveis parte da estratégia e controle dos projetos.

Mesmo que a maioria das empresas sçao de TI, pode-se ver que cada empresa possui suas pecularidades e estratégias, e a troca de informações sobre o tema de portfólio demonstrou que todos temos muito a desenvolver e melhorar nossos controles para um melhor aproveitamento dos nossos projetos!

att.
Marcus Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Riscos Inevitáveis

A Batata quente!

PMP Certified!