A falta de planejamento...

Olá,

Venho hoje comentar sobre o problema de falta de planejamento nos projetos.
Para quem trabalha em projetos pequenos , muitas vezes, parar para ficar avaliando um grande número de processos ou para planejar todos os processos de um projeto pode parecer um tempo perdido, onde é bem mais vantajoso verificar o que pode ser faturado, verificar recursos disponíveis e começar a executar o projeto.

Infelizmente isso ocorre e pode levar muitos desses projetos ao insucesso, onde a empresa acaba entrando numa rotina de executar projetos com base no faturamento rápido. Esse ciclo vicioso leva a projetos com um mal planejamento, pouco estudo de impactos em relação a outros projetos, um levantamento de problemas encima de sintomas e não das reais causas ou necessidades.

O planejamento é fundamental para projetos e programas. O planejamento engloba o escopo, estudo preciso de requisitos, de restrições, de efeitos em todos os envolvidos, inclusive em outros projetos concorrentes. A necessidade de buscar melhores soluções e não a solução mais rápida para faturar é que traz um sustentabilidade e muda o ciclo para virtuoso.


Planejar escopo, tempo, fazer orçamentos, verificar recursos, levantar os riscos e aplicar todo esse estudo com base nos efeitos futuros em temos de serviço e produtos e os efeitos positivos que trazem o sucesso para uma organização. Claro que não é necessário aplicar todos os processos de planejamento apresentados no PMBOK, porém verificar os reais problemas, buscar soluções reais e não apenas soluções pontuais, verificar se o custo que agora em um planejamento mais amplo parece ser muito alto acaba sendo um custo menor do que o custo de retrabalhos e replanejamento de projetos depois que o projeto já está em execução.

Um bom planejanento beneficia a organização, beneficia os custos, traz resultados futuros positivos e mostra resultados satizfatórios e não apenas pontuais.

Se você não dá muito valor a planejamento pense nisso, busque resultados verdadeiros e escopos completos e verdadeiros. Fazer o estudo dos custos e não exceder o limites faz parte, mas busque as verdadeiras soluções!

Abaixo segue uma propaganda com um pensamento em planejamento, a maioria já deve ter visto na TV, porém muito divertida!




abraços!
Marcus Machado

Comentários

  1. Marcus isso que você falou é muito comum realmente,e o grande problema gerado pela inexistência de planejamento é a consequente inexistência de controle, ou seja, os projetos não tem nenhum parametro definido quanto a escopo, prazos e custos, ou seja, qualquer coisa vale no final, e por isso, muitas e muitas questões judiciais.
    Estou começando no mundo dos blogs agora,
    Quando possível, me de umas dicas pro blog
    http://totalqualidade.blogspot.com
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Riscos Inevitáveis

A Batata quente!