PMP Certifield (Continuação!)


Continuando o repasse de conhecimento sobre a prova de certificação PMP...

Como comentei no post anterior, a prova foi marcada, me disciplinei em relação aos estudos e durante dois meses me preparei da seguinte forma:

- primeiro fiz o curso preparatório de três fins de semana, foram passadas dicas, foram revistos todos os processos e repassados os principais pontos que poderiam cair na prova e foi feito um repasse de experiencia dos instrutores que já haviam feito a prova.

- um dos pontos positivos do curso preparatório da EUAX era os simulados disponibilizados aos alunos, de inicio fiz um simulado completo com 200 questões e 4 horas de prova. Depois fui lendo os capitulos do PMBOK, e a cada final de capitulo eu fiz um simulado daquele respectivo capitulo. Após ler todos os capitulos e fazer todos os simulados fornecidos pela EUAX procurei novos simulados na web e utilizei um programa repassado pelo EAUX mas que pode ser encontrado para baixar na web, é pago, mas é muito bom. Entre os simulados indico o seguinte:

-> http://www.pmstudy.com/freeresources/freeSimulatedTest.asp
-> http://superdownloads.uol.com.br/download/136/simulador-pmp/
-> http://www.inteliframe.com/ -> ferramenta que ajuda a memorizar os processos
-> http://www.project-management-prepcast.com/

No twitter:
-> http://twitter.com/PMExamTips
-> http://twitter.com/pmtips

Além desse material eu também utilizei o livro da Rita Mulcahy: Preparatório para o Exame de PMP, antes de ler a segunda vez o PMBOK eu li este livro. Ele é meio caro, mas você pode ver com alguma pessoa que já tenha feito uso do livro ou comprar um novo. vale a pena por que este livro trás exercícios, dicas e formas de memorização de pontos importantes que caem na prova.

Não esqueça de ler o Código de Ética e Conduta Profissional, cerca de 18 questões na prova são sobre ética profissional, e lembre-se de que a razão e não a emoção vem em primeiro lugar.

Falando da Prova, para quem não sabe são 200 questões, sendo que 25 questões são questões não liberadas, que não pontuam na prova, porém não dá de saber quais são estas questões.
Desta forma são 175 questões, sendo que é necessário acertar 106 questões, 61% .

São 4 horas de prova, não esqueça de marcar a opção de segunda língua, pois na prova aparece um botão que traduz a questão para português, mesmo assim lembra dos principais nomes e siglas em inglês, por que você pode consultar a questão em inglês em caso de duvidas. Você pode encerrar a prova antes das 4 horas, caso leve as 4 horas e o tempo encerrar o programa efetua a contagem das questões, se você não responder a questão ela é considerada errada. Por isso na dúvida responda a questão e marque ela para rever no final da prova se der tempo.

Decore as principais fórmulas! Um dica, no inicio da prova, existe um tutorial de 15 minutos explicando como funciona o sotware da prova, porém em menos de 10 minutos dá de fazer o tutorial, o resto do tempo pegue o rascunho e escreva todas as fórmulas, desta forma você não perde tempo durante a prova tentando lembra as fórmulas.

Eu fiz a prova em Curitiba, na Prometric, é uma sala com 4 computadores, existe uma câmera encima de cada máquina, uma funcionária fica olhando por uma janela e entra de 10 em 10 minutos na sala para verificar se ninguém contém nenhum material de consulta escondido!
Há um protetor auricular caso você queira silencio para se concentrar.

Bem, na hora da prova o principal é manter a calma, como comentei anteriormente, provavelmente você não vai estar 100% confiante, porém é normal e uma grande experiência.

No meu caso faltava meia hora quando encerrei todas as questões, voltei nas questões que tinha duvida e em 15 minutos verifiquei todas. Resolvi esperar até o tempo acabar. Quando completou 4 horas o programa começou a compultar as questões, parou uns 25 segundos e apareceu um tela de feedback sobre a prova. Respondendo as questões o computador voltou a compultar as questões e em seguida apresentou o resultado positivo. Sucesso! Tirei um peso das costas!

Depois disso aproveitei o fim de semana em Curitiba com amigos e minha noiva!

Espero que tenha ajudado a você que busca a certificação!
Para você que vai buscar a certificação desejo uma boa sorte!

Abraço!
Marcus Machado, PMP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Riscos Inevitáveis

A Batata quente!

PMP Certified!