Falando de Cultura Organizacional

Em qualquer projeto um dos pontos iniciais que qualquer GP deve verificar é a cultura organizacional. A forma de pensar, e fazer, de viver e relacionar das pessoas. O clima organizacional e a cultura das pessoas na empresa possuem uma influencia gigante perante aos projetos.

Quando existe a necessidade de modificar a cultura de uma organização esse é um trabalho muito delicado e muito grande o qual não é feito de uma hora para outra.

Qualquer modificação sempre vai enfrentar uma força de resistência muito grande que demora um tempo para ser quebrada. As pessoas possuem uma força natural a permanecer na zona de conforto.

Porém o fato de empresas ficarem presas a sua cultura e não buscar mudanças pode trazer o final triste à empresa. A cultura deve mudar de tempos em tempos. Alavancar novas idéias, novas visões é necessário para que a empresa não fique parada no tempo como ocorre muito em empresas familiares que o dono se mantém no poder por quase uma vida. Chega um momento que se não houver uma reestruturação das idéias e pensamentos a empresa fica destinada ao fracasso.

Como qualquer outra entidade, a empresa também tem um nascimento, um crescimento, uma estabilidade e caso não seja feito nada se chega ao fim.

A mudança da cultura não deve se limitar apenas a funcionários, mas deve entrar na diretoria, nos gestores e começar no topo da pirâmide. Quando a mudança não é feita e as idéias permanecem a mesma na organização enquanto o mercado está em mudanças dentro da empresa começa o trabalho de achar os culpados, de impor mais regras a funcionários, de cortas benefícios e buscar soluções pontuais. Nesse ponto ouvi uma frase que se encaixa bem: - Quando o barco começa a afundar os ratos são os primeiros a abandonar. Não querendo chamar funcionários de ratos, mas quando as organizações chegam nesse ponto é onde alguns empregados começam a sair da empresa e recursos bons são perdidos.

A mudança é necessária, não é rápida e nem todos vão se adaptar. Porém o mercado está sempre em mudança, a sinergia deve ser onstante dentro e fora da organização . O que se deve buscar é motivar todos para que ajudem nas mudanças com soluções, conhecimentos e motivação.

Antigamente as pessoas buscavam as empresas buscando fazer carreira por uma vida toda, nada de mal nisso, hoje em dia as pessoas buscam oportunidades de crescer não se limitando apenas a uma empresa, uma cidade ou até países.

Trabalhar com a cultura das pessoas e organizações não é fácil, mas deve ser feto, deve ser trabalhado, buscar incentivos e motivações em todas as faixas da pirâmide organizacional, desta forma a empresa estará apta a crescer e se adaptar ao mercado.


Abraço!

Marcus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Riscos Inevitáveis

A Batata quente!

PMP Certified!