Conhecimentos Necessários do Gerente de Projetos



Normalmente pesquisando sobre conhecimentos que um gerente de projetos deve ter é dito que o mesmo precisa conhecer do gerenciamento em si e não precisa necessariamente ter conhecimento do negócio ou conhecimento técnico sobre o que está sendo gerenciado.

Porém se você verificar os anúncios de empresas que recrutam gerentes de projetos percebe que é necessária experiência em determinado ramo. Sem falar dos gerentes de projetos consultores que atendem prestando este serviço.

Normalmente existe um direcionamento de conhecimento para o GP, mesmo que o mesmo não precise conhecer do negócio e das técnicas a fundo, ajuda muito de ele souber sobre o que está sendo feito, construído ou sendo prestado.

Na realidade o projeto é que determina a necessidade do conhecimento do GP. Pode-se dizer que o conhecimento do produto é inversamente proporcional ao tamanho do projeto.

Tanto projetos grandes quanto pequenos necessitam que o GP tenha os conhecimentos de gestão de projetos, porém se o projeto é pequeno o conhecimento do negócio ajuda o GP a planejar e controlar o projeto. Digo isso verificando uma situação que me ocorreu em que um produto produzido em um programa de projetos, contendo metodologia de desenvolvimento diferentes, contendo vários stakeholder (interessados) e com restrições técnicas envolvidas nas entregas onde a falta de planejamento e controle ocasionou em problemas nas entregas. Uma alternativa era utilizar o PMO para o controle dos projetos deste programa. Porém os GPs não tinham conhecimento de como a metodologia de desenvolvimento de cada área trabalhava e a diferenças entre as tecnologias utilizadas que traziam diferenças aos controles.

O GP necessariamente não precisaria ter o conhecimento, sendo que utilizaria de opiniões especializadas para tomar as decisões. Porém com o entendimento dos processos e das diferenças das tecnologias, nada muito a fundo, ajudaria no planejamento e na verificação dos problemas dos projetos.

att
Marcus Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Riscos Inevitáveis

A Batata quente!

A falta de planejamento...