Mudanças PMBOK Quarta Edição

Olá pessoal, para aqueles que nem eu que leram e estudaram o PMBOK terceira edição e fizeram a certificação PMP agora é necessário fazer uma atualização dos conhecimentos com relação a quarta edição do PMBOK.

A partir do dia 30 de Junho está valendo a quarta edição do PMBOK. Os conceitos e técnicas consagradas do PMBOK são mantidas. A primeira vista parece que o guia diminuiu, o guia ficou mais enxuto.

No prefácio são apresentadas algumas diferenças entre a quarta e a terceira edição, no apêndice “D” – Extensões de Área de Aplicação também são apresentadas as diferenças entre as edições.

Modificações principais:

- os nomes dos processos agora são no formato verbo substantivo. Ex:

Terceira Edição

Quarta Edição

Definição do Escopo

Definir o Escopo

Seqüenciamento das Atividades

Seqüenciar as Atividades

Orçando Custos

Determinar o Orçamento

Estimativa de Custos

Estimar Custos

Relatório de Desempenho

Relatar Desempenho

Controle Integrado de Mudanças

Realizar o Controle Integrado de Mudanças


- Os Fatores Ambientais da Empresa e Ativos de Processos Organizacionais possuem agora uma abordagem padronizada nos diversos processos que são apresentados seguindo da explicação, comentários e exemplos específicos da aplicação.

- Foi adotada também um padrão à discussão de mudanças, ações corretivas e preventivas e reparos de defeitos nos processos quando forem aplicáveis.

- Também pode ser observado uma melhor distinção no que se refere a Plano de Gerenciamento do Projeto e os documentos do Projeto.

- Foi eliminado o processo Desenvolver a Declaração do Escopo Preliminar do Projeto da Iniciação.

- Os diagramas de fluxo de processos que estavam localizados no inicio dos capítulos de 4 a 12 foram excluídos, por outro lado foi incluso diagramas de fluxo de dados a cada processo do Guia demonstrando os processos relacionados as suas entradas e saídas.

- As Habilidades Interpessoais que um gerente de projetos foram colocadas no apêndice G, contemplando informações que não eram descritas de forma objetiva na edição anterior. As seguintes habilidades são demonstradas:

-> Liderança
-> Desenvolvimento de Equipe
-> Motivação
-> Comunicação
-> Influência
-> Tomada de Decisões
-> Consciência Política e de Negócio
-> Negociação

- A tripa restrição ( custo, escopo e tempo ) foi aprimorada, sendo que não existe mais tripla restrição, e sim uma abordagem mais completa quanto aos fatores que podem trazer restrições no projeto e que são aplicadas de forma singular a cada projeto como escopo, tempo, qualidade, custo, recursos e risco considerados mas não limitados a somente a estes processos.

- Foi dada uma abordagem mais completa a interações entre programas, portfólio e projetos no capitulo 1 .

- Está sendo contemplado o assunto de governança de projetos ao longo do ciclo de vida o qual não era informado no guia PMBOK terceira edição.

- As interações do grupo de processos foram apresentadas na imagem do capitulo 3 de forma aprimorada de forma a representar melhor os fluxos.

- No processo de iniciação foi inserido o processo 10.1 Identificar as Partes Interessadas.

- No processo de planejamento foi eliminado o processo de Planejamento do Escopo e foi Inserido o processo Coletar os Requerimentos.

- O processo Planejar Contratações foi agrupado a outros processos da área de conhecimento Gerenciamento de Aquisições do Projeto.

- O processo Gerenciar a Equipe do Projeto foi modificado e transferido para a área de conhecimento de Monitoramento e Controle.

- O processo Gerenciar as Expectativas das Partes Interessadas ouve a mesma modificação do processo Gerenciar a Equipe do Projeto.

- O processo Gerenciar o Time do projeto foi renomeado e transferido para a execução, o mesmo ocorre com o processo gerenciar as partes interessadas

- Encerrar as Aquisições foi inserido no processo de encerramento.

- No capítulo 7 – Custos, a explicação sobre valor agregado foi melhor desenvolvido, foi inserido também o calculo de índice e desempenho para o término.

Resumidamente essas são as principais mudanças nas versões do PMBOK. Existem vários materiais sobre essas mudanças, mas sugiro a leitura do PMBOK 4 edição.


Abraço!

Marcus R. Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Riscos Inevitáveis

A falta de planejamento...

A Batata quente!